RAILTON'S NOT LIAR

"Compre coisas para uso, não para status. Rejeite aquilo que possa te viciar. Prefira doar a acumular. Recuse deixar-se influenciar pela propaganda. Aprenda apreciar coisas sem possuí-las. Aprecie mais a natureza. Desconfie dos que dizem: 'Compre agora, pague depois!' Quando disser algo, lembre-se dos preceitos de Cristo sobre lisura e honestidade. Rejeite qualquer coisa que provoque opressão em outras pessoas. Evite tudo aquilo que te desvia de teu principal objetivo". [Ética Quacre]

Minha foto
Nome:
Local: São Miguel Paulista, São Paulo, Brazil

26.12.06

de Ziska aos habitantes de Tauss



[De Zizka] Ao valente capitão e a todas as vilas de Tista.

Queridos irmãos, Deus queira, pela sua graça, que retornes ao vosso primeiro amor, e que, fazendo boas obras, como verdadeiros filhos de Deus, persistam no seu temor. Se Ele os castigou e puniu, peço-vos em seu nome, não que não vos deixe abater pela aflição. Tenham por conseguinte respeito aos que trabalham para a fé e que sofrem perseguição por parte dos nossos adversários, sobretudo os alemães, os quais demonstram extrema maldade devido ao nome de J.C. Imitem os antigos habitantes da Bohêmia, vossos ancestrais, que perseveraram alertas defendendo a causa de Deus e aos seus.

Nós, meus irmãos, tendo sempre em vista a lei de Deus e o bem da república, devemos ser fortes e vigilantes. É necessário que todo aquele capaz de manipular uma faca, de lançar uma pedra e de elevar uma alavanca (uma barra, uma maça), prontifique-se para marchar. Isso porque, T.C.F., quero informá-los de que montamos por toda parte grupos para combater os inimigos da verdade e os destruidores de nossa nação; e solicito que urgentemente atendam nosso pedido de exortar o povo em seus sermões pela guerra contra o anticristo, para que todos, jovens e velhos, se coloquem à disposição. Desejo que, quando estivermos com vocês, não falte nem pão, [...] nem alimentos, nem rações, e que haja uma boa provisão de armas. Chegou o tempo de se armar não apenas contra os de fora, mas também contra os inimigos domésticos. Recordem de vosso primeiro combate, quando eram poucos contra muitos, sem armas contra pessoas bem armadas. A mão de Deus não se recolheu; sejam firmes e corajosos e estejam prontos.

Que Deus fortaleça vocês.

Ziska, do Calice, pela divina esperança, chefe dos taboritas.

Carta de Jan Ziska(*) aos habitantes de Tauss, distrito de Pilsen, encontrada em 1541, numa casa na cidade de Praga.

fonte digital em francês: http://www.gutenberg.org/files/15584/15584-h/15584-h.htm

==============================================================

“Façam um tambor com meu couro pela causa Boêmia”.
(*)João Zizka foi um general Checo que, após a execução de João Huss, foi aclamado líder dos cristãos boêmios. Recusou aceitar o Imperador Romano Sigismundo como o rei de Boêmia, mesmo com a oferta da vice-realeza. Zizka travou uma série de batalhas contra o império até, finalmente, ver seu país liberto. Entrou triunfante em Praga em junho de 1424, mas teve pouco tempo para viver seu sucesso. Morreu de peste bubônica no final daquele ano.

Jan Zizka foi um dos quatro capitães do exército guerrilheiro de Tabor, cuja constituição, entre outras coisas, abolia reis, amos, escravos, impostos, a coação e a propriedade privada. Um comunismo ou comunalismo de natureza cristã inspirado em Atos 4:32-33.