RAILTON'S NOT LIAR

"Compre coisas para uso, não para status. Rejeite aquilo que possa te viciar. Prefira doar a acumular. Recuse deixar-se influenciar pela propaganda. Aprenda apreciar coisas sem possuí-las. Aprecie mais a natureza. Desconfie dos que dizem: 'Compre agora, pague depois!' Quando disser algo, lembre-se dos preceitos de Cristo sobre lisura e honestidade. Rejeite qualquer coisa que provoque opressão em outras pessoas. Evite tudo aquilo que te desvia de teu principal objetivo". [Ética Quacre]

Minha foto
Nome:
Local: São Miguel Paulista, São Paulo, Brazil

19.12.06

Guy Debord

I - Biografia

Nasci em 1931, em Paris. A fortuna de minha família se diluiu naquele tempo em consequência da crise econômica mundial ocorrida pouco antes nos Estados Unidos; e não parecia que o resto pudesse durar além de minha maioridade. Isto foi o que de fato sucedeu. Pois bem, nasci virtualmente arruinado. Eu não ignorava, falando em sentido estrito, que não devia esperar uma herança, e finalmente não a recebi. Simplesmente, não lhe concedi a menor importância a todas essas questões tão abstratas a respeito do futuro. Assim, durante minha adolescência, me dirigi lenta mas inevitavelmente para uma vida de aventura, não se pode no entanto dizer que tive meus olhos abertos a esta questão, tanto como a muitas outras. Não podia nem pensar em estudar uma profissão das que levam a ter um trabalho estável, pois todas pareciam completamente alheias a meus gostos ou contrárias a minhas opiniões. As pessoas que eu respeitava mais do que a qualquer outra viva eram Arthur Cravan e Lautréamont, e sabia perfeitamente que todos seus amigos, se eu tivesse consentido em seguir estudos universitários, me recusariam mesmo que me resignasse exercitando uma atividade artística; e se não pudesse ter esses amigos, certamente não me rebaixaria a consolar-me com outros. Doutor em nada, mantive-me firmemente apartado de toda aparência de participação nos círculos que passavam então por intelectuais ou artísticos. Admito que meu mérito com respeito a isto estava muito atenuado tanto por minha grande preguiça como por minhas muito magras capacidades para enfrentar o trabalho de tais carreiras.



Na paisagem espetacular o olhar encontra apenas as coisas e o seu preço




Nunca ter outorgado mais do que um bem leve atendimento em questões de dinheiro, e absolutamente nenhum lugar à ambição de sustentar alguma função brilhante na sociedade, é um viés tão raro entre meus contemporâneos que será sem dúvida considerado algumas vezes incrível, mesmo em meu caso. É, no entanto, verdadeiro e foi constante e permanentemente verificavel, que o público terá que se acostumar a ele. Imagino que a causa residia em que minha educação temerária estava encontrando terreno favorável. Nunca vi burgueses trabalhando, com a falta de escrúpulos que sua especial classe de trabalho inevitavelmente entranha; e quiçá aí está a razão pela qual nesta indiferença pude aprender algo bom sobre a vida, mas, tudo seja dito, exclusivamente por ausência e falta. O momento de decadência de qualquer forma de superioridade social é com segurança algo mais elevado do que seus vulgares começos. Sigo vinculado a esta preferência, da qual muito temporão fui consciente, e posso dizer que a pobreza me deu uma grande quantidade de tempo livre, sem ter propriedades arruinadas que dirigir e sem sonhar com restaurá-las através da participação no governo do Estado. É verdade que provei prazeres pouco conhecidos pela gente que obedeceu as lamentáveis leis desta época. É também verdade que observei estritamente diversas obrigações das quais eles não têm a menor idéia. “Pois tu não vês nada mais que o aspecto exterior de nossa vida”, a Regra do Tempo estabelecia sem rodeios em seu momento, “mas não conheces os severos mandamentos que supõe.” Devo fazer notar também, a fim de citar todas as influências favoráveis encontradas ali, o fato óbvio de que tive oportunidade de ler vários livros bastante bons, a partir dos quais é sempre possível encontrar por um mesmo todos os outros, ou inclusive escrever os que ainda faltam.

Talvez eu seja menos inclinado do que outros ao cálculo, já que a decisão tomada tão rapidamente, que me comprometia tanto, foi espontânea, o resultado de uma inconsciência da qual nunca voltei; e da qual mais tarde, com tempo para julgar as conseqüências, nunca me arrependi. Se poderia dizer facilmente que em termos de riqueza ou reputação nunca tive nada que perder, mas, finalmente, também não tive nada que ganhar.

Este meio de pessoas experimentadas em demolições, mais claramente do que seus precursores das duas ou três gerações precedentes, misturou-se então com as classes perigosas. Vivendo com eles, um vivia em grande parte sua vida. Os rastos duradouros obviamente permanecem. Com os anos, mais da metade dos que conheci bem estiveram uma ou várias vezes em prisões de diversos países; alguns, sem dúvida, por razões políticas, mas um maior número por delitos menores ou crimes. Assim, conheci principalmente rebeldes e pobres. Vi a meu derredor muitos indivíduos que morreram jovens, e nem sempre por suicídio, frequente como era. Em matéria de morte violenta, farei notar, sem ser capaz de propor uma explicação inteiramente racional do fenômeno, que o número de meus amigos que foi morto por balas constitui uma alta percentagem invulgar -- deixando de lado operações militares, por suposto.

Nossas únicas ações públicas, que permaneceram isoladas e breves durante os primeiros anos, foram concebidas para ser completamente inaceitáveis: em primeiro lugar, por sua forma; mais tarde, à medida que adquiriram profundidade, por seu conteúdo. Não foram aceitas. “A destruição era minha Beatriz”, escreveu Mallarmé, ele mesmo o guia de outros tantos em explorações bastante perigosas. Por isto é inteiramente verdadeiro que quem quer que se dedique a fazer semelhantes demonstrações históricas, e recuse deste modo todo trabalho existente, deverá saber como viver fora da terra. Discutirei com maior detalhe esta questão mais adiante. Limitando-me aqui a apresentar o tema do modo mais geral, direi que sempre estou disposto a dar a vadia impressão de ter grandes qualidades intelectuais, inclusive artísticas, das quais preferi privar a minha era, que não parecia merecer desfrutá-las. Sempre teve gente para lamentar minha ausência e, paradoxalmente, para ajudar-me a mantê-la. Se isto saiu bem foi só porque nunca fui procurar a ninguém, a nenhum lado. Meu meio foi composto só por aqueles que vieram por sua própria vontade e souberam como fazer-se aceitar. Pergunto-me se algum outro se atreveu a comportar-se como eu nesta era. Deveria também saber-se que a degradação de todas as condições existentes apareceu precisamente ao mesmo tempo, como se justificasse minha singular loucura.

O leopardo morre com suas manchas, e eu nunca tentei superar-me nem me cri capaz de fazê-lo. Realmente nunca aspirei a alguma sorte de virtude, exceto quiçá a de ter pensado que só alguns crimes de um novo tipo, que certamente não puderam ter sido citados no passado, não seriam indignos de mim; e a de não ter mudado, depois de tão mau começo. Num momento crítico nos conflitos da Fronda, Gondi, que tinha dado provas tão genuínas de suas capacidades no manejo de assuntos humanos --notavelmente em seu papel favorito de perturbador da paz pública--, improvisou felizmente adiante do Parlamento de Paris uma formosa citação atribuída a um autor antigo, cujo nomeie todos procuraram em vão, mas que poderia melhor ser aplicada a seu próprio panegírico: In difficillimis Reipublicae temporibus, urbem non deservi; in prosperis nihil de publico delibavi; in desperatis, nihil timui. Ele mesmo a traduziu como: “Em tempos difíceis, não abandonei a cidade; em tempos bons, não tive interesses privados; em tempos desesperados, nada temi.”

Depois de tudo, era a poesia moderna, durante os últimos cem anos, a que nos guiou para ali. Nós éramos um punhado que pensava que era necessário converter seu programa em realidade, e chegado o caso não fazer nenhuma outra coisa. É as vezes surpreendente --a dizer verdade, só desde uma data extremamente recente-- descobrir a atmosfera de ódio e maledicencia que constantemente me rodeou e me manteve oculto tanto como era possível. Alguns pensam que é por causa da séria responsabilidade que com freqüência me foi atribuída pelas origens, ou inclusive pela liderança, da revolta de maio de 1968. Acho que foi o que fiz em 1952 o que mais desagradou por tanto tempo.

Uma enojada rainha da França, uma vez reclamou dos mais sediciosos de seus súditos: “Há rebelião em imaginar que alguém poderia rebelar-se.”

Me orgulho de não ter esquecido nem aprendido nada com respeito a isto. Tinha ruas frias e neve, e o rio transbordado: “No centro da cama/ o rio é profundo.” Tinha moças que faltaram à escola, com seus olhos orgulhosos e seus lábios doces; as buscas frequentes da polícia; o rugido da catarata do momento. “Nunca voltaremos a beber tão jovens.”

Poder-se-ia dizer que sempre amei mulheres estrangeiras. Da Hungria e Espanha, da China e Alemanha, da Rússia e Itália, vieram todas, que encheram minha juventude de regozijo. E mais tarde, quando já tinha o cabelo cinza, perdi a pouca razão que, com o passar do tempo, com grande dificuldade, consegui obter, por uma moça de Córdoba. Omar Khayyam, depois de ter dedicado ao tema um pouco de atendimento, teve que admitir:
“Realmente os ídolos que tanto tempo amei fizeram muito mal a minha confiança no mundo: afogaram minha glória num copo raso e venderam minha reputação por uma canção.”
Quem melhor do que eu poderia sentir a justiça desta observação? Mas ademais, quem mais do que eu desprezou todos os valores de meu tempo e as honras que outorgou? O resultado já estava contido no começo desta jornada.



As reservas impostas ao prazer excitam o prazer de viver sem reservas




Isto teve lugar entre o outono de 1952 e a primavera de 1953, em Paris, ao sul do Sena e ao norte da rua de Vaugirard, ao este do carrefour da Croix-Rouge, e ao oeste da rua Dauphine. Arquíloco escreveu: “Vamos, vamos então com um copo. É saquemos bebida dos barris ocos, apressando o vermelho vinho até as fezes; porque nós não mais do que outros homens podemos permanecer sóbrios nesta guarda.”

Entre a rua du Four e a rua de Buci, onde nossa juventude se descarrilhou tão completamente quando uns poucos copos foram bebidos, alguém pôde sentir-se seguro de que jamais faríamos nada melhor.

É indubitável, a partir dos fatos expostos, que o hábito de beber, velozmente adquirido, marcou minha vida inteira. Vinhos, licores e cervejas: os momentos nos quais passavam a ser algo essencial e os momentos em que reapareciam delinearam o curso principal e as oscilações dos dias, as semanas e os anos. Duas, três ou mais paixões, às quais depois me referirei, obtiveram de maneira quase permanente um lugar nesta vida. Mas a mais constante e a mais presente foi beber. Entre as poucas coisas que desfrutei e soube fazer bem, o que sem dúvida soube fazer melhor foi beber. Embora tenha lido muito, bebi mais do que li. Escrevi muito menos do que a maioria dos que escrevem; mas em comparação com os que bebem, bebi bem mais. Posso incluir-me entre aqueles de quem Baltasar Gracián, pensando numa distinta elite só composta por alemães --mas sendo aqui muito injusto com os franceses, como crio ter demonstrado--, pôde alguma vez dizer: “Existem aqueles que só beberam uma vez, mas fazê-lo lhes levou a vida inteira.”

Vaguei sem cessar pelas grandes cidades européias, apreciando nelas tudo o que valia a pena. O catálogo, neste sentido, não podia não ser abundante. Foram as cervejas da Inglaterra, onde suaves e amargas se misturam em pintas; as grandes garrafas de Munich; e a irlandesa; e a mais clássica, a Pilsen Checa; e o admirável barroquismo da Gueuze, perto de Bruxelas, quando se desfrutava de seu distinto sabor em qualquer cervejaria artesanal e não se conservava bem nos traslados. Foram os licores frutíferos de Alsacia; o rum da Jamaica; os ponches, o acuavit de Aalborg, a grappa de Turín, conhaque, coqueteis; o incomparável mezcal do México. Foram todos os vinhos da França, especialmente o sabrosísimo Borgoña; os vinhos da Itália, e mais do que tudo o Barolo de Langa, o chianti de Toscana; os vinhos da Espanha, o Rioja de Castilla a Velha ou o Jumilla de Murcia.

Teria muito poucas doenças se finalmente o álcool não tivesse contribuído com algumas: desde a insônia à vertigem. E: “Bello como o tremor das mãos no alcoolismo”, disse Lautréamont. Há manhãs que são comovedoras mas árduas.

De qualquer forma, vivi certamente como disse que desejaria fazê-lo, e isto é algo muito pouco usual entre as pessoas de minha época, os quais parecem todos crer que deviam viver de acordo com as normas dos que dirigem a produção econômica e o poder de comunicação sobre o qual está armada. Permaneci na Itália e Espanha, principalmente em Florença e Sevilla --na Babilonia, como diziam na época dourada-- mas também em outras cidades que tiveram seu apogeu, e inclusive no campo. Desta forma, gozei de uns quantos anos agradáveis. Bem mais tarde, quando a maré de destruição, poluição e falsificação terminou por conquistar a superfície inteira do planeta, e ao mesmo tempo chegar perto de suas profundidades, pude voltar aos restos que sobraram de Paris, porque então já nada melhor havia em nenhum outro lado. Não há como exilar-se em um mundo unificado.

Quase tudo o que fiz em minha vida foi marcado por uma combinação de circunstâncias, com certo ar conspirativo. Nesta grande era foram criadas várias profissões novas a um alto custo e com o só propósito de mostrar a beleza que nestes últimos tempos foi capaz de atingir esta sociedade, e como isto se manifesta sadiamente em todos seus discursos e em todos seus planos. Quanto a mim, sem nenhum salário, dei o exemplo de projetos completamente diferentes; o qual foi sempre inevitavelmente mal recebido. Isto me permitiu também, em muitos países, conhecer pessoas corretamente consideradas como “perdidas”. A polícia as vigia.

Se alguém se lembra do que experimentou, já não é necessário indagar em cada mínimo detalhe uma experiência nunca realizada, ou seu assombroso caráter paradoxal. Assim, em honra à verdade, devo assinalar, seguindo a outros, que a polícia inglesa parecia ser a mais desconfiada e a mais amável, a francesa a mais perigosamente treinada na interpretação histórica, a italiana a mais cínica, a belga a mais rústica, a alemã a mais arrogante, enquanto a espanhola provava ser a menos racional e a mais inepta.

Por ter tido, graças a uma das poucas qualidades positivas de minha temporã educação, um evidente sentido da discrição, senti sempre a necessidade de mostrar uma discrição ainda mais pronunciada. Desta maneira, muitos vantajosos hábitos chegaram a ser em mim como uma segunda natureza; digo isto sem conceder nada aos maliciosos que poderiam atrever-se a afirmar que não há maneira de distinguir esses hábitos de minha própria natureza. Seja qual for a questão, treinei-me a mim mesmo para ser ainda menos interessante quando percebi alguma possibilidade de ser super-escutado. Em alguns casos, permiti-me também fazer algumas observações ou dar meus pontos de vista através de cartas dirigidas pessoalmente a amigos e modestamente assinadas com nomes pouco conhecidos formados ao redor de certos poetas famosos: por exemplo, Colin Decayeux ou Guido Cavalcanti. Mas é evidente que nunca me rebaixei a publicar absolutamente nada sob um pseudônimo, pese ao que com freqüência insinuaram na imprensa, com extraordinário aprumo, alguns difamadores mercenários, ocultando-se eles mesmos sob as generalidades mais abstratas.



O único livre arbítrio é recusar pagar




Nossa era de técnicos faz um uso abundante do adjetivo sustantivado “profissional”; parece crer que encontrou nele um tipo de garantia. Evidentemente, se alguém considera minha remuneração apenas pelas minhas aptidões, não há dúvida de que fui um profissional muito bom. Mas em que? Este será meu mistério, à vista de um mundo condenável.

Estou muito interessado na guerra e nos teóricos da estratégia, mas também nas recordações de batalhas e em outros inumeráveis transtornos que a história menciona nos redemoinhos no curso do tempo. Não ignoro que a guerra é o campo do perigo e da decepção, talvez em maior medida do que outros aspectos da vida. No entanto, esta certeza não conseguiu diminuir a atração que sinto por ela.

Estudei, portanto, sua lógica. Por outro lado, faz já muito tempo que consegui apresentar os fundamentos de seus movimentos num jogo de mesa sumamente simples: as forças em conflito e as contrastantes necessidades impostas às operações de cada uma das partes. Pratiquei este jogo e aproveitei seus ensinos ao longo de minha vida --na qual também determinei quais seriam as regras do jogo para depois seguí-las.

Na Vendée, quando ainda seguia resistindo, uma Canção para reanimar aos Chouans por ocasião de uma derrota dizia, testarudamente:
“Só temos uma vida para viver, devemos honrá-la. Esta é a bandeira a seguir...”
Durante a Revolução Mexicana, os seguidores de Pancho Vila cantavam:
“Desta famosa Divisão do Norte, só uns poucos de nós sobrevivem agora, para seguir atravessando montanhas e encontrar alguém com quem brigar onde quer que vamos”.
E os voluntários americanos da Brigada Lincoln cantavam em 1937:
“Há um vale na Espanha chamado Jarama, é um lugar que todos nós conhecemos muito bem. Foi lá que perdemos não apenas a coragem, como também os melhores anos de nossas vidas”.
Uma canção dos alemães na Legião Estrangeira fornece uma melancolia mais crua:
“Anne-Marie, a que parte do mundo estás indo? Eu vou à cidade onde estão os soldados”.
Montaigne tinha suas citações; eu tenho as minhas. OS soldados marca um passado mas não um futuro. É por isso que suas canções podem comover-nos.

Ainda que constituo um exemplo destacável do que esta era não quis, o fato de saber o que ela pretendia faz com que não me pareça suficiente afirmar minha excelência. Com grande veracidade, no primeiro capítulo de sua História dos quatro últimos anos da Rainha, Swift declara: “Também não misturarei o panegírico ou a sátira com uma história concebida para informar à posteridade ou instruir a nossos contemporâneos, que podem ser ignorantes ou confundidos, pois os fatos, autenticamente narrados, são os melhores aplausos ou as mais duradouras objeções.” Ninguém soube melhor do que Shakespeare como se passa a vida. Parece-lhe que “somos feitos da matéria de nossos sonhos”. Calderón chegou à mesma conclusão. Ao menos estou seguro, em relação ao anterior, de ter conseguido comunicar aqueles elementos necessários para que, no que me toca, as coisas se esclareçam e não perdure nenhum tipo de mistério ou ilusão.

Aqui o autor finaliza sua verdadeira história: saibam perdoar seus defeitos.
----------------------------------------------------------------------------------

II - Bibliografia

A sociedade do espetáculo e outros textos situacionistas, Madri, Edições da Flor, 1974. Trad. Jorge Diamant.

A sociedade do espetáculo, Madri, Castellote Editor, 1976. Trad. Fernando Casado.

A sociedade do espetáculo, Editora Universitária de Chile, 1997

A sociedade do espetáculo, Valencia, Pré-Textos, 1999. Trad. Jesús Pardo.

A sociedade do espetáculo, Bilbao, 1999. Trad. Maldeojo.

Comentários à sociedade do espetáculo. Barcelona, Anagrama, 1990. Trad. Carme López.

Comentários à sociedade do espetáculo. Inclui "Prólogo à quarta edição italiana de 'A sociedade do espetáculo'". Barcelona, Anagrama, 1999. Trad. Luis A. Bredlow.

Panegírico. Madri, Aguarela, 1999. Tradução de Tomás González López e Amador Fernández-Savater.

In girum imus nocte et consumimur igni. Barcelona, edição coletiva, 1999. Trad. Joaquim Sirera.

"Relatório sobre a construção de situações e sobre as condições da organização e a ação da tendência situacionista internacional". Revista Fora de Banda, # 4: nem arte, nem política, nem urbanismo, Valencia, 1997

. Aullidos por Sade. Revista Sem título, # 1, Cuenca, Faculdade de BB.AA., 1994. Trad. José Antonio Sarmiento.

Crítica da separação. Revista Arquipélago, # 39, inverno 1999. Trad. Tomás Gonz´lez López e Amador Fernández-Savater, Barcelona.

Refutação de todos os juízos, tanto elogiosos como hostis, que até agora se fizeram sobre a película 'A sociedade do espetáculo', tradução de Laura Baigorri publicada no Amano, 9, Madri, indústrias mikuerpo, 1997

. In girum imus nocte et consumimur igni, Trad. Luis A. Bredlow, Barcelona, Anagrama, 2000

. Extratos de In girum imus nocte et consumimur igni, suplemento "Elogio a Guy Debord" na revista Refractor # 5, Madri, 1998

. Refutação de todos os juízos, tanto elogiosos como hostis, que até agora se emitiram sobre a película "A sociedade do espetáculo" e Aullidos por Sade, em dossier "Toponimias: Guy Debord" da revista Bandaparte # 14-15, Valencia, Edições da Mirada, 1999

. com WOLMAN, Gil J. (1956): "Métodos de Detournement". Fanzine Amano, # 7, Madri, indústrias mikuerpo, 1997

. "Carta a Gianfranco Sanguinetti", num terrorismo em procura de dois autores, Bilbo, muturreko burutazioak, 1999.

fonte digital: http://www.iade.org.ar/modules/noticias/article.php?storyid=475