RAILTON'S NOT LIAR

"Compre coisas para uso, não para status. Rejeite aquilo que possa te viciar. Prefira doar a acumular. Recuse deixar-se influenciar pela propaganda. Aprenda apreciar coisas sem possuí-las. Aprecie mais a natureza. Desconfie dos que dizem: 'Compre agora, pague depois!' Quando disser algo, lembre-se dos preceitos de Cristo sobre lisura e honestidade. Rejeite qualquer coisa que provoque opressão em outras pessoas. Evite tudo aquilo que te desvia de teu principal objetivo". [Ética Quacre]

Minha foto
Nome:
Local: São Miguel Paulista, São Paulo, Brazil

17.11.06

Assembléia Popular dos Povos de México - 18 e 19 de novembro de 2006

1. Ante a grave crise econômica e política que vive o país, que se manifesta na falta de legitimidade de todas suas instituições, diferentes setores do povo e suas organizações se mobilizam para defrontar às tendências fascistas.

2. Os grandes interesses econômicos de grupos empresariais unidos ao grande capital internacional disputam o país e o direito a explodir, despojar e apropriar-se de recursos naturais, força de trabalho e o próprio território nacional, impondo mediante a violência e a manipulacão o chamado Estado de Direito, que não é outra coisa que criar as condições para reproduzir um regime que se baseia na fraude, a manipulacão, a corrupcão e o ajuste de contas entre as distintitas frações no poder para manter o estado atual.

3. O ano de 2006 marcou uma ascensão na luta popular que se manifestou em conflitos sociais, trabalhistas, políticos¬ e eleitorais. Desde os mineiros de Massa de Conchos, Sicartsa, Nacozari e a ofensiva contra o sindicalismo, refletida na luta dos trabalhadores do IMSS e eletricistas. A privatizacão da terra e a agresão a quem defendem o direito coletivo a ela como o caso da Parota, reprimida com as mais brutais formas de violência como o caso da Frente de Povos pela Defesa da Terra de San Salvador Atenco. A fraude eleitoral e o que representa como atropelo aberto à expresão mais elementar da vontade popular e às bases da suposta transição à democracia que ficou reduzida a uma farsa.

4. Mas também vimos, neste importante ato da história nacional, o surgimento de diferentes referenciais de luta, de organizacão e de movilizacão social e política. A Outra Campanha, a Convencão Nacional Democrática, e o movimento de resistência civil; ademais, a esta unidade confluem esforços como a Promotora de Unidade Nacional Contra o Neoliberalismo. É importante nestes últimos meses o surgimento da Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca que mantém em xeque ao governo federal e estatal e que sintetizou os anseios de democracia popular, justiça e unidade social e política.

5. Em particular, reconhecemos na APPO a expresão mais avançada de criatividade organizativa, de participacão e iniciativa popular, de unidade política e de ação e, de maneira muito marcante, a forma asamblearia como espaço, a forma para a construção da unidade, da ação coletiva e social e da expresão verdadeiramente livre e democrática.

6. É um momento especialmente transcendente no qual haverão de expressar-se as tendências de desenvolvimento do movimento cidadão de resistência, da articulacão de diversas forças sindicais e políticas, da Outra Campanha e da luta aberta e decidida na contramão da usurpacão, é indispensável pôr no primeiro plano da agenda política e de ação de todas e cada uma das forças sociais e política a construccão do mais ampla unidade para criar as condições do desenvolvimento de um projeto alternativo e popular do apís e do movimento popular e democrático que lhe há de sustentartentar.

7. Pelo anterior, e como resolutivo do Programa Político Unitário aprovado no Foro Nacional Construindo a Democracia e a Governabilidade realizado o 16 e 17 de agosto na cidade de Oaxaca, a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca e diversas organizações sociais e pol¬ítica do país manifestamos:

Estamos a caminho da construção da Assembléia Popular dos Povos do México, que tem como tarefa política e organizativa central o pleno desenvolvimento do movimento popular e como referencia a amplitude, a pluralidade e a democracia em todas as lutas e reivindicações do povo de México. A Assembléia Popular dos Povos do México se constrói sob os princípios da mais ampla unidade, pluralidade e respeito das diferentes posições e esforços que se realizam no caminho da transformacão profunda de nosso país, que restitua a soberania do povo e a capacidade de forma que as instituições e as formas de governo respondam realmente a seus interesses e a suas aspirações. Neste marco a Assembléia Popular dos Povos do México se pronuncia numa luta franca na contramão da ultra-direita imperante em nosso país.

Os objetivos da Assembléia Popular dos Povos do México são:
• Criar um espaço e um instrumento para reanimar e dar perspectiva à mobilizacão social e política.
• Promover e construir o mais ampla unidade na ação das diferentes lutas do povo de mexicano.
• Promover a formacão de Assembléias Populares estatais, regionais, locais e setoriais que recuperem as tradições coletivas, comunitárias e populares que encontram na prática de assembléias sua expresão mais plena e desenvolvida de democracia direta.
• Dar cobertura e leito a todas as expressões da mobilizacão e de luta popular, para enfrentar a repressão, a manipulacão e a mentira que dispersa e divide os esforços organizativos do povo.

Vivemos um momento que abre a possibilidade real de avançar, em excelentes condições, para a construccão da unidade e o fortalecimento de um movimento democrático e popular de caráter nacional. Se prevalecem o sectarismo e a dispersão de esforços teremos traído as expectativas de milhões de mexicanos que almejam contar com um único referente de luta e de organizacão.

Pelo anterior, incorporar-nos decididamente a esta iniciativa da APPO significa passar do discurso solidário e de simpatia ao compromisso real de somar-nos num só torrente de luta.
Construamos todos juntos a Assembléia Popular dos Povos de México!

Nenhuma luta isolada mais!
Todo o poder para o povo!

CONSTITUIÇÃO DA ASSEMBLÉIA POPULAR DOS POVOS DE MÉXICO
18 E 19 DE NOVEMBRO DE 2006, Cidade do México

CONVOCAMOS
Ao povo do México, às organizações sociais, populares, sindicais, camponesas, civis, estudantis, acadêmicas, coletivos, frentes, coordenações, a todas as mulheres e homens de bom coração e clara inteligência a que somemos nossos esforços para construir a unidade que nossa nação reclama contra o inimigo comum. Para que juntemos nossas experiências e esperanças para poder fazer uma só força e poder enfrentar o regime de direita que hoje se nos pretende impor, e poder avançar na CONSTITUIÇÃO DA ASSEMBLÉIA POPULAR DOS POVOS DE MÉXICO, em 18 e 19 de novembro a partir das 10:00 hrs. no local do SITUAM.

Se abordarão os seguintes pontos:
1 . SITUAÇÃO ATUAL DOS ESTADOS ASSISTENTES
2 . SITUAÇÃO NACIONAL
3 . CARACTERIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA POPULAR DOS POVOS DO MÉXICO
4 . CONSTITUIÇÃO FORMAL DA ASSEMBLÉIA POPULAR DOS POVOS DO MÉXICO
5 . PLANO DE AÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
LUGAR DO EVENTO: LOCAL DO SITUAM, CALÇADA DE TLALPAN N° 1036, A UMA QUADRA DO METRO NATIVITAS, DELEGAÇÃO BENITO JUAREZ, CIDADE DO MÉXICO.

Registro e envio de conferências fazê-las chegar ao seguinte correio electrônico asambleapopulardemexico@gmail.com

PELA UNIDADE CONTRA O INIMIGO COMUM!
É A HORA DA DIGNIDADE DOS POVOS!
NENHUMA LUTA ISOLADA MAIS!
TODO O PODER AO POVO!